“Dosis sola facit venenum.” Paracelsus, 1538

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Obesidade

Cada vez mais nos meios de Comunicação Social se fala neste tema que afecta todas as gerações e estratos sociais. Assim neste post será abordada esta temática tentando explicar diferentes aspectos da mesma.
De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI.
É uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade.
A obesidade acarreta múltiplas consequências graves para a saúde.
Quais são os tipos de obesidade?
· Obesidade andróide, abdominal ou visceral - quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. É típica do homem obeso. · Obesidade do tipo ginóide - quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. É típica da mulher obesa.
Como se determina ou diagnostica a obesidade e a pré-obesidade?
A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30. O diagnóstico de excesso de peso e de obesidade em função do IMC em crianças e adolescentes não é aplicável com as regras do adulto, devido às características dinâmicas dos processos de crescimento e de maturação que ocorrem durante a idade pediátrica.
O que causa a obesidade?
O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
Factores de risco
- Vida sedentária;
- Zona de residência urbana;
- Grau de informação dos pais;
- Factores genéticos;
- Gravidez e menopausa.

Que sistemas do nosso organismo são afectados?

- Aparelho cardiovascular;

- Sistema metabólico;

- Sistema pulmonar;

- Aparelho gastrintestinal;

- Aparelho genito-urinário e reprodutor.

http://www.min-saude.pt/portal/

Sem comentários: