“Dosis sola facit venenum.” Paracelsus, 1538

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O que é o HPV?

HPV é a sigla de Human Papillomavirus ou, em Português, Vírus do Papiloma Humano. A infecção por HPV (Papilomavirus Humano ou virus do papiloma humano) é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns nos adolescentes e adultos jovens com prevalências que podem atingir os 50%. A infecção por HPV é frequente nos jovens sexualmente activos de ambos os sexos e de todas as etnias em particular nas idades entre os 16 até aos 25 anos de idade. Este vírus foi já encontrado em locais como: olhos, boca, faringe, vias respiratórias, ânus, recto e uretra. Idade precoce da primeira relação sexual e a existência de múltiplos parceiros são factores de risco bem aceites. Hábitos tabágicos, uso de contraceptivos orais, presença de doenças venéreas, algumas deficiências nutricionais e raça/etnia, têm também sido descritos como factores de risco para o cancro do colo uterino. A prevenção da doença pode ser feita através da vacinação. Por essa razão, em 27 de Outubro de 2008 a vacina contra as infecções por vírus do papiloma humano (vacina HPV) entrou no Programa Nacional de Vacinação e é efectuada gratuitamente iniciando-se com as nascidas em 1995.A vacinação universal de rotina com a vacina HPV tem como objectivo a prevenção de infecções por vírus do papiloma humano (lesões genitais pré-cancerosas, cancro do colo do útero e verrugas genitais externas) e a diminuição, a longo prazo, da incidência do cancro do colo do útero. Referências: http://www.arscentro.min-saude.pt/SaudePublica/Material/Paginas/VacinaHPV.aspx http://www.sppv.org/hpv.html

1 comentário:

Carlos Rodrigues disse...

Mais cedo ou mais tarde alguém tinha de inaugurar a caixa de comentários, decidi encarregar-me dessa árdua tarefa ;)

Um texto bastante claro, ao qual acrescento mais alguma informação.
A vacina do HPV (por estar incluída no Plano Nacional de Vacinação) é obrigatória e gratuita para meninas entre os 10 e os 13 anos, mas qualquer "menina", com menos de 26 anos e que não tenha sido vacinada, pode se quiser, fazê-lo, devendo, nesse caso, dirigir-se ao centro de saúde da área da sua residência. As “meninas” com mais de 26 anos não necessitam de vacina porque a probabilidade de já terem contactado com o vírus é próxima dos 100%.
Não há indicação de vacinação para os meninos, independentemente da idade porque não têm útero e não está claramente estabelecida uma relação entre o HPV e cancro do pénis.