“Dosis sola facit venenum.” Paracelsus, 1538

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Embaixadores da Saúde (4)

Na passada quarta-feira (11 de Maio) realizou-se mais uma reunião entre a Equipa de Saúde Escolar e os Embaixadores da Saúde da nossa escola.
Na fase inicial, a Dr.ª Anabela Falcão falou do encontro entre Embaixadores da Saúde de várias escolas do concelho de Almada, que se irá realizar no início de Junho, em data ainda a confirmar, tendo sido acertados alguns pormenores sobre a forma como a nossa escola se fará representar nesse encontro.

O tema de saúde pública escolhido para dominar a segunda parte da intervenção da médica, pertinente face à aproximação do Verão e das férias, foi a excessiva exposição à radiação solar e os perigos daí resultantes. Da intervenção, merece destaque a constatação que, uma vez que a máxima potência solar (medida no solo) por metro quadrado de superfície corresponde também à máxima recepção, pelo planeta, de radiação ultravioleta, e que isso acontece nas horas em que (devido ao movimento de rotação da Terra) a altura aparente da estrela é maior (horas próximas do meio-dia solar), devemos evitar expor-nos ao Sol nas horas em que a nossa sombra, no chão, é menor que a nossa altura.

Sem comentários: