“Dosis sola facit venenum.” Paracelsus, 1538

segunda-feira, 14 de março de 2011

Período fértil: ciclo menstrual, ovulação e gravidez

Apesar do assunto ser abordado na disciplina de Biologia (12.º Ano), porque nem todos os alunos a frequentam parece-me importante que se fale aqui do período fértil da mulher, aquele em que é muito provável que uma relação sexual, sem o uso de quaisquer contraceptivos, resulte em gravidez. Até porque um inquérito recente (realizado de 3 a 13 de Setembro de 2010) realizado a 502 mulheres com menos de 45 anos, pela empresa GFK Metris, concluiu que 59% delas não sabe quando está no período fértil.

O período fértil de uma mulher corresponde (em média) a cerca de 4 dias em cada ciclo menstrual. Período ideal para quem tem dificuldades em engravidar não se esquecer de fazer mais algumas tentativas e, para as que não querem engravidar não porem a sorte à prova. Para os menos conhecedores da reprodução humana convém referir que, após o acto sexual, os espermatozóides “sobem” até ao colo do útero, transpõem o canal cervical, passam para o interior do útero e percorrem toda a sua parede até chegarem às trompas de Falópio onde vão encontrar (ou não) um oócito II que um deles fecundará. Isto significa que a gravidez ocorre (apenas) quando um espermatozóide e um oócito II se encontram, ambos “vivos”.

Chamamos ciclo menstrual ao período de tempo que decorre entre o 1.º dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte. Este período varia de mulher para mulher e muitas mulheres têm ciclos irregulares, isto é, cada ciclo menstrual pode ter uma duração ligeiramente diferente. Em média, o ciclo menstrual é de 28 dias. O dia da ovulação é aquele em que o oócito II sai de um dos ovários e vai alojar-se na respectiva trompa de Falópio. Habitualmente o 14.º dia anterior ao início do (novo) ciclo menstrual. O dia da ovulação poderá variar entre o 13.º e o 15.º dia antes do (novo) ciclo menstrual (não mais que isso).

Os espermatozóides, normalmente permanecem “vivos” (habitualmente usa-se o termo “viáveis”) durante 48 horas (mas já foram detectados casos de espermatozóides que conseguiram “sobreviver” 5 dias em ambiente idêntico ao que encontram nas trompas de Falópio). Os oócitos permanecem “vivos” (ou “viáveis”, se preferirem), em média, durante 24 horas. (Em casos raros, este tempo pode aumentar para 36 horas.) Excepcionalmente, nalgumas mulheres pode ocorrer uma segunda ovulação, mas nunca mais de 24 horas depois da primeira.

Assim, o período fértil corresponde, em média, ao dia da ovulação, aos dois dias anteriores e ao dia seguinte a esse. Em caso excepcionais, como se expôs acima, o período fértil da mulher pode estar compreendido (no máximo) entre os cinco dias anteriores e os três dias seguintes ao dia da ovulação.

Sem comentários: