“Dosis sola facit venenum.” Paracelsus, 1538

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Qual é o tamanho de um pénis?

Esta é, provavelmente, a pergunta que na adolescência mais gostaríamos de fazer em matéria de sexualidade, mas por vergonha a maioria coloca-a apenas a si próprio.

É habitual este tema preocupar ambos os sexos durante a adolescência, nomeadamente nos anos anteriores ao início da actividade sexual. No entanto, na idade adulta a preocupação com o tamanho do pénis parece quase restringida ao homem. Inquéritos recentes realizados pelo telefone (portanto sem valor científico) mostram que cerca de metade dos homens está convencido que o seu pénis é demasiado pequeno, mas apenas 5% das mulheres afirmam que gostariam que o pénis do seu parceiro fosse maior.

Desconhece-se a origem desta tendência masculina para se preocupar com o tamanho do pénis mas pensa-se que terá surgido já em pleno século XX com a vulgarização da pornografia e sido posteriormente inflacionada com a publicidade a produtos e a cirurgias que alegadamente aumentam o tamanho do pénis. Como sabem, a Teoria da Evolução das Espécies coloca os humanos na classe dos mamíferos e na ordem dos Primatas (conjuntamente com os macacos, os símios, e os lémures). Apesar de o Gorila ser o maior mamífero da ordem (de altura idêntica à do homem, variando entre 140 e 200 cm, mas muito mais pesado, com oscilação entre os 140 e os 230 kg) é, no entanto,  o homem que apresenta (de longe) o maior pénis entre os primatas. Este facto deveria ser suficiente para nos acalmar, mas assim não acontece com muitos de nós.

À nascença, a medida média de um pénis de bebé é de 3,5 cm. Mas nos dois primeiros anos de vida o seu crescimento (tal como o da generalidade dos nossos órgãos) é acelerado passando a medida média para cerca de 5 cm. A partir desta idade o seu crescimento é mais lento, demorando dez anos para conseguir um crescimento idêntico ao dos dois primeiros anos de vida. Assim, quando começa a adolescência (final dos 12, início dos 13 anos, o pénis dos rapazes não costuma ultrapassar os 6,5 cm de comprimento. Nestas idades o corpo humano aumenta significativamente a produção de hormonas (nomeadamente sexuais) e os pénis começam a adquirir erecções visíveis. Começam então as preocupações com o tamanho e a espessura, tanto do pénis flácido como em erecção. Curiosamente, em alguns rapazes o pénis, quando flácido, continua a crescer acompanhando o crescimento corporal até aos 21 ou 22 anos, podendo atingir mais de 10 cm de comprimento. No entanto, muitos outros rapazes apresentam um crescimento muito reduzido do pénis flácido e atingem a idade adulta com um pénis que, quando estão com frio, pode não ir além dos sete centímetros de comprimento. Calma! Uma coisa é a medida do pénis flácido, outra, a medida erecto. Na Grécia antiga, por exemplo, um pénis flácido comprido era considerado ridículo e por isso, o ideal de beleza da época obrigava a representar os deuses com pénis flácidos pequenos, que significavam grande potência sexual e grande diâmetro quando em erecção. Esta forma de pensamento atravessou todo o Império Romano e a Idade Média, ganhando ainda mais força no período do Renascimento. O exemplo mais famoso deste modo de pensar é a estátua do Rei David, escultura com 5,17 metros de altura, da autoria de um dos mais famosos artistas de todos os tempos, Michelangelo. Pénis de rapazes e homens adultos aparentemente pequenos, quando flácidos, ainda hoje constituem um símbolo da potência sexual do homem em todos os países de cultura judaico-cristã.

Então, porquê a preocupação com o tamanho?

Tanto urologistas como psiquiatras e psicólogos parecem concordar que se trata de uma insegurança associada ao medo de não conseguir agradar visualmente à parceira, associada ao mito urbano de que os pénis pequenos deixam as parceiras sexuais insatisfeitas.

Mas, afinal, quanto é que mede um pénis normal em erecção?

Dada a popularidade do tema “sexo” a internet está pejada de alegados estudos que na prática mais não são que inquéritos directos, nos quais as respostas sobre o comprimento do membro são dadas pelo próprio e, portanto, não têm qualquer credibilidade. Considerando a delicadeza do tema, compreende-se que sejam conhecidos poucos estudos científicos, em que as medições tenham sido efectuadas por profissionais de saúde, de forma padronizada, abrangendo indivíduos de várias etnias, com revisão por pares e publicação em revista científica. Credíveis, portanto. Destaco os dois mais completos por abrangerem o maior número de voluntários.

Um dos estudos é de 1996, envolveu sete mil voluntários e foi publicado no “Journal of Urology”. Concluiu que os pénis flácidos apresentam uma variação em tamanho muito maior que quando estão em erecção e que a média do comprimento de um pénis adulto erecto é de 5,08 polegadas (12,9 cm).

Uma meta-análise (um estudo que analisa vários outros estudos e é tido como o mais credível dos vários tipos de estudos científicos) publicada na BJU International (a mais prestigiada revista científica de urologia) em 2015, abrangendo um total de 15 521 medições efectuadas em cerca de 15 países de quatro continentes (Europa, África, Ásia e América) concluiu que a média do comprimento do pénis humano adulto, erecto, medida na parte superior do órgão, entre a pele que cobre o osso púbico e a extremidade da glande, é de 13,12 centímetros. Sendo que, apenas 1,5% dos homens apresenta pénis menores que 11,5 cm e menos de 1% exibe pénis com comprimento superior a 14,5 cm. O metaestudo concluiu também que o perímetro médio do pénis adulto, erecto, medido na base, junto da pele que cobre o osso púbico (local onde apresenta o maior valor) é de 11,66 cm. Tendo 99% dos homens apresentado valores entre os 10 e os 13,5 cm.

Refira-se ainda, que os estudos mais credíveis apontam para que a vagina de 95% das humanas adultas, quando sexualmente excitadas apresenta uma profundidade não superior a 14 cm e a quase totalidade da sensibilidade vaginal se situa nos 4 primeiros cm (junto à entrada).

Refira-se igualmente que em medicina só se considera que um pénis adulto é pequeno e necessita de intervenção médica quando em erecção apresenta um comprimento inferior a 7,5 cm. Problema extremamente raro, que afeta menos de um em cada dez mil homens.

Refira-se finalmente, que não são medicamente aconselháveis quaisquer cirurgias para aumento do pénis, a menos que tal seja aconselhado por um urologista experiente, pois tais intervenções têm inúmeros efeitos secundários graves que incluem a perda total de capacidade de erecção.

Conclui-se assim, que são totalmente infundados os receios dos rapazes e dos jovens adultos quanto às dimensões dos respectivos pénis.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O Método Científico - Popper

 Nota prévia: Para compreenderes este texto aconselha-se a leitura prévia do anterior.

 

Embora o Método Científico, na concepção de René Descartes continue a ser muito utilizado nos nossos dias, alguns cientistas, menos crédulos em algumas teorias (ditas científicas, na realidade estapafúrdias) que se popularizaram no século passado (nomeadamente após a Segunda Guerra Mundial) preferem uma interpretação mais racional e conservadora do Método, que foi proposta (já em pleno séc. XX) pelo filósofo, psicólogo e professor austro-húngaro Karl Popper.

Para Popper, a larga maioria das alegadas teorias científicas são, na realidade, meras hipóteses. Popper é crítico da busca de evidências que confirmem a hipótese, propondo em alternativa que a terceira etapa do Método Científico – A experimentação – tenha como objectivo mostrar que a hipótese é falsa. Segundo ele, não há forma de demonstrar que uma hipótese é verdadeira. Ela será tanto menos falsa quanto mais experiências falharem na tentativa de a mostrarem falsa.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O Método Científico - Descartes

A palavra ciência deriva do latim “scientia” que significa conhecimento. No entanto, nestes quase seis mil anos de civilização juntámos tantos conhecimentos que hoje é habitual distinguirmos dois tipos: o senso comum, forma de conhecimento mais simples, adquirido facilmente pela observação ou transmitido (normalmente) oralmente pelos mais velhos; e o conhecimento científico, que ainda que seja tão antigo como a própria humanidade é mais elaborado e pressupõe uma forma de o adquirir, através de uma sequência de procedimentos, conhecida por Método Científico.

A autoria é do filósofo francês René Descartes, no livro “Discurso do Método” publicado pela primeira vez na Holanda em 1637 mas que só se tornou conhecido no meio académico após a sua tradução para o latim em 1656. Sendo o livro em causa um tratado matemático e filosófico é, no entanto, possível resumir o Método Cientifico proposto por Descartes em quatro etapas relativamente simples de compreender:

1- Observação - a compreensão dos fenómenos que ocorrem a nossa volta só é possível com uma observação minuciosa e exaustiva dos mesmos;

2- Hipótese – com o conjunto de observações, medições, cálculos etc. e com a preciosa intuição do cientista, é possível propor uma explicação para o fenómeno;

3- Experimentação – é agora necessária imaginação e engenho para pensar e executar experiências que confirmem a hipótese proposta, em linguagem moderna, a busca da evidência (para avançarmos para o ponto 4). Se a(s) experiência(s) não confirma(m) a hipótese há que reformulá-la ou admitir outra hipótese;

4- Conclusão ou Tese – As evidências recolhidas na etapa três são vastas e parecem deixar poucas dúvidas quanto à validade da hipótese, temos então uma Teoria (ou um pequeno pedaço de uma longa teoria) – Em alternativa, passam muitos anos, centenas ou milhares de experimentações são realizadas e todas confirmam a hipótese, neste caso, temos uma Lei.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dormir pouco prejudica a saúde?

Estudos recentes permitem afirmar que mais de 50 por cento dos estudantes dormem menos horas, por noite, que o necessário, o que tem um impacto negativo no sucesso escolar. Quem o afirma é a médica neurologista, Teresa Paiva, em entrevista ao jornal Público (14-08-2011).
Especialmente em época de férias é comum encontrarmos jovens que adoptam uma rotina de sono trocada em relação ao dia e à noite. Saem e divertem-se até de madrugada, deitam-se de manhã, dormem até meio da tarde e acordam já de noite para voltarem a deitar-se de madrugada. Mesmo em tempo de aulas, embora reduzam este ritmo, a tendência, para grande número de crianças e jovens portugueses, é para deitar tarde e levantar cedo e, portanto, dormir pouco. Tal prática pode ser muito prejudicial, alerta a médica. As crianças que dormem menos do que precisam têm um risco aumentado de hipertensão arterial, de diabetes, de insucesso escolar, de depressão e de insónia, explica, alertando para a gravidade da situação, dado tratar-se de “doenças crónicas que passam a constituir problemas para toda a vida”. Dormir menos do que se precisa “afecta a aquisição de conhecimentos, com enfase no raciocínio abstracto” e traduz-se em insucesso escolar, sobretudo em disciplinas como a Físico-Química e a Matemática, cujas classificações (nacionais) são tradicionalmente as mais baixas. Mesmo que os jovens que trocam o dia pela noite consigam dormir, o número de horas necessário, durante o dia, esse sono "não tem qualidade", afirma a neurologista. Estes adolescentes (e jovens adultos) dormem fora da fase biológica do sono, potenciando tendências para a depressão e para a obesidade, aumentando o risco de desenvolvimento de cancros (em idades mais avançadas). Está cientificamente provada a importância da luz natural na saúde, nota Teresa Paiva. Explicando o benefício de dormir de noite, lembra que “as primeiras células que existiram aprenderam a multiplicar-se de noite e não de dia”. “As hormonas que facilitam a divisão celular são, muitas delas, produzidas exclusivamente quando estamos a dormir “. É de noite que “ocorre o maior número de interacções entre os neurónios nas várias fases do sono". Não somos nem ratos nem morcegos, somos uma espécie evoluída que não foi feita para dormir (significativamente) durante o dia, nota a neurologista, referindo que “temos relógios biológicos que estabelecem tarefas diferentes para o organismo, conforme se trate da noite ou do dia”. É importante termos em conta que uma criança de dez anos deve dormir dez horas por noite (tanto mais quanto menor for a sua idade) e um adolescente e um jovem adulto devem dormir, em média, nove horas em cada 24. A médica alerta para o facto de, em Portugal, se trabalhar imensas horas (por vezes mais de 50), sendo que, pelo facto de os pais passarem tanto tempo fora de casa (e também devido aos longos horários escolares) as crianças e jovens passam demasiado tempo na escola, e para terem tempo para outras actividades (actividades extracurriculares, convívio com os amigos, brincadeira, etc.) “roubam” horas ao sono. Como consequência disto, a saúde mental da nossa população deteriora-se, logo desde a infância e adolescência. Chegada a idade adulta aumentam as doenças psiquiátricas e o consumo de tranquilizantes. O número de suicídios atinge (no nosso país) valores preocupantes (aproximando-se dos valores dos países de elevadas latitudes, como os nórdicos, que passam parte significativa do ano com poucas horas de luz e sofrem de depressões daí derivadas).
Conclui a médica que, as pessoas devem perceber que quanto mais horas trabalharem mais horas têm de dormir e mais horas devem praticar exercício físico, igualmente, mais equilibrada deve ser a alimentação.
Em resumo, trabalhar e estudar muito e dormir sistematicamente pouco e/ou a horas biologicamente inapropriadas pode a médio prazo ter consequências graves tanto ao nível da saúde física como mental.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Apresentação (2)

Desde o início do corrente ano lectivo de 2011-2012 a Equipa de Educação para a Saúde passou a ser coordenada pela professora Luz Ova. Relembramos que o endereço de correio electrónico pescacilhastejo@gmail.com se mantém disponível para colocação de dúvidas relacionadas com a educação para a saúde.
Aproveitamos para agradecer todas as visitas ao nosso espaço virtual, esperando que elas continuem a ocorrer. Este “local” (também) é vosso.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quais são as principais causas de morte?

Se colocarmos a questão a nível mundial, como muitos países não organizam estatísticas, os dados disponíveis sobre as principais causas de morte (resultam de estimativas feitas por países desenvolvidos ou organizações internacionais e) estão, provavelmente, longe da realidade, até porque algumas das doenças que mais matam nos países subdesenvolvidos estão particamente extintas ou são “facilmente” curáveis nos países desenvolvidos, pelo que, qualquer listagem das maiores causas de morte em países desenvolvidos é substancialmente diferente da listagem de um país subdesenvolvido. No entanto, parece consensual que, de longe, a principal causa de morte, a nível mundial, independentemente do grau de desenvolvimento dos países, é a interrupção da gravidez (vulgo aborto). De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), apesar de este acto ser proibido pelas leis, pela religião e pela cultura de muitos povos, em 2003 terão morrido, por esta via, cerca de 46 milhões de seres humanos (42 milhões dos quais, resultantes de interrupções induzidas por opção da mulher ou da família (os restantes 4 milhões procederam de causa natural e designam-se por interrupções involuntárias). Estes números são tão elevados que, apesar de ser comum em muitos países agruparem-se várias causas de morte (por doenças do mesmo órgão ou sistema), ainda assim, em vários deles, a interrupção da gravidez encabeça a lista. Habitualmente (essencialmente por razões políticas, mas não só) as listas das principais causas de morte excluem a interrupção da gravidez. Na tabela seguinte listam-se, de acordo com as estimativas da OMS, as dez principais causas de morte (dados referentes ao ano de 2008, actualizados em Junho de 2011)
Causa de Morte Número de vítimas
1 Doenças isquémicas do coração 7 250 000
2 Doenças cerebrovasculares 6 150 000
3 Infecções respiratórias 3 460 000
4 Doenças pulmonares obstrutivas crónicas 3 280 000
5 Diarreia 2 460 000
6 Sida 1 780 000
7 Cancro da traqueia, pulmões e brônquios 1 390 000
8 Tuberculose 1 340 000
9 Diabetes 1 260 000
10 Acidentes de viação 1 210 000
Mas, como disse acima, estes números (por serem estimativas e não contagens reais) além de pouco credíveis, são números mundiais e não reflectem a realidade dos países mais desenvolvidos, onde, por exemplo, as mortes por diarreia, tuberculose ou sida apresentam números menos significativos. Na tabela abaixo, apresento os dados nacionais (das dez principais causas de morte) referentes a 2009 (actualizados em Setembro de 2010) retirados do Instituto Nacional de Estatística e da Direcção-Geral de Saúde, que, contrariamente aos números da OMS, não são estimativas mas contagens reais baseadas nas certidões de óbito.
Causa de Morte Número de vítimas
1 Doenças do aparelho circulatório 33 472
2 Cancro (todos os tipos) 24 397
3 Interrupção da gravidez 19 848
4 Doenças do aparelho respiratório 12 202
5 Doenças do aparelho digestivo 4 639
6 Diabetes 4 603
7 Lesões, envenenamentos e actos de violência 4 409
8 Doenças do aparelho genito-urinário 3 064
9 Doenças infecciosas e parasitárias 1 701
10 Suicídios 1 025
Por vezes tem interesse sabermos que doenças, em concreto, fazem mais vítimas mortais e este agrupar de dados (por exemplo, doenças do aparelho respiratório) não ajuda ao esclarecimento. Acontece que, em Portugal não há outros dados (credíveis) disponíveis. Por isso, termino este (já longo) texto com os dados referentes aos Estados Unidos (também contagens reais) seguramente, em termos de peso relativo de cada doença, não muito diferentes dos nossos. A tabela apresenta as vinte causas mais letais, no ano de 2009. Os dados são dos Centers for Disease Control and Prevention.
Causa de Morte Número de vítimas % do total
1 Interrupções da gravidez 1 212 350* 33,3
2 Cancro da traqueia, pulmões e brônquios 158 105 4,3
3 Enfarte do miocárdio 135 361 3,7
4 Alzheimer 78 889 2,2
5 Diabetes 68 504 1,9
6 Arteriosclerose 64 072 1,8
7 Gripe e Pneumonia 53 582 1,5
8 Cancro do cólon e do recto 52 462 1,4
9 Insuficiência renal 43 263 1,2
10 Cancro da mama 41 115 1,1
11 Suicídio 36 547 1
12 Cancro do pâncreas 35 872 1
13 Septicemias 35 587 1
14 Envenenamentos 30 504 0,8
15 Cirrose e doenças crónicas do fígado 30 444 0,8
16 Cancro da próstata 28 154 0,8
17 Quedas 24 834 0,7
18 Leucemia 22 697 0,6
19 Parkinson 20 552 0,6
20 Linfomas 20 363 0,6
*Dados de 2008. Cerca de metade das vítimas eram filhos de mães não residentes em território dos Estados Unidos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Divulgação (2)

Realizou-se, a 2 e 3 de Junho passado, mais uma Mostra de Escola na Cacilhas-Tejo. Muitas bancas e dezenas de actividades, bem como um elevado número de visitantes, marcaram (uma vez mais) a iniciativa. A Equipa do Projecto de Educação para a Saúde, apesar de os seus elementos estarem também envolvidos nas actividades dos respectivos departamentos, apresentou uma pequena banca com vários folhetos (e cartazes) alusivos a múltiplos temas. Mas o destaque, em termos de actividades relacionadas com a Educação para a Saúde, foi para os modelos dos aparelhos reprodutores humanos (masculino e feminino) que a professora de Biologia e Geologia, Helena Cruz, construiu conjuntamente com as alunas Ana Rocha e Mariana Mendes e que se encontravam em exposição no espaço destinado ao Grupo Disciplinar da docente.
Deixamos duas imagens ilustrativas dos trabalhos:

O aparelho reprodutor feminino;
E o aparelho reprodutor masculino;
Ambas (gentilmente) surripiadas do blogue TerraGira (da autoria da professora Helena Cruz) onde podem ser vistas mais fotos dos trabalhos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Frases célebres (1)

“O médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe.”
Abel de Lima Salazar, médico, professor universitário e artista plástico (Guimarães, 19 de Julho de 1889 – Lisboa, 29 de Dezembro de 1946)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A cerveja e o consumo abusivo de álcool

«A cerveja é um dos primeiros inventos da biotecnologia humana. Isto é, da capacidade em utilizar seres vivos para executar determinada tarefa com vista a um objectivo bem determinado. Os seres vivos em causa na cerveja ocidental são dois, um vegetal e um fungo: a cevada (Hordeum vulgare) e as leveduras do género Saccharomyces. Bem domesticados, a cevada há quase 10 mil anos por povos neolíticos do crescente fértil, a levedura há cerca de sete mil anos pelos povos semitas (elamitas, sumérios e babilónios), a conjugação dos dois seres vivos permitiu aos primeiros usuários da biotecnologia obter um suco de composição complexa, no qual parte da energia solar fixada em açúcar pela gramínea (através da fotossíntese) é transformada pela levedura em etanol, através de um processo designado por fermentação alcoólica.

Sobre a mesa de um bar “cristalizavam” 45 garrafas de cerveja a perfilar a evolução do cronómetro em direcção à festa da noite. Cerca de 15 litros de cerveja (contendo, na totalidade, quase um litro de álcool etílico puro) trasfegavam entre tremoços os sistemas cardiovasculares e renais de três folgazões.

Enquanto diluíam a espera, reviviam heróicas epopeias passadas noutras ilhas etílicas, viagens imóveis por todo o universo a desafiar as Leis da Física. Num apelo à matéria quântica mal entendida, atentavam passar de um estado sóbrio a um outro dito ébrio, sem esforço, sem qualquer barreira de activação por ultrapassar, simplesmente através de um efeito de túnel sem dimensões. Contrastando com a volatilidade etílica, a força da gravidade mantinha os folgazões sentados, precavendo-os de uma previsível queda deambulante pela conservação do Momento. Nunca a certeza fora tanta de que a menor distância entre dois pontos é, claro está, uma linha curva (no espaço euclidiano)!

De quando em quando, a fisiologia das interacções biomoleculares, choques nanométricos entre moléculas feitas de átomos de hidrogénio, carbono, oxigénio, nitrogénio, enxofre, fósforo e alguns metais, obrigava a expulsar algum do líquido ingerido, feito urina. Mas o álcool etílico, ou etanol, molécula feita de dois carbonos, seis hidrogénios e um átomo de oxigénio, resiste em abandonar o corpo, rouba o lugar à água e permanece a agitar as membranas celulares, a alterar a viscosidade dos líquidos corporais, como o do ouvido interno que é garante da percepção de verticalidade (a ressaca fará disso eco em tontura, despojo de um ambiente bioquímico agudamente modificado). Intrometido entre a funcionalidade membranar, o etanol, qual pedra na engrenagem, altera relações cooperativas entre fosfolípidos e inúmeras proteínas funcionais a nível da membrana celular. Há assim mensagens que não passam, impulsos nervosos que se não sucedem. Com limiares alterados, as integrações neuronais resultam em soluções sem sentido, crescentemente incompatíveis com a harmonia dos gestos e das palavras. Surgem combinações novas num fogo de sinapses fátuas, genialidades insuspeitas numa consciência etílica sem memória.

Parafraseando Lavoisier (que, ao que consta, terá bebido cerveja), pai da química moderna, “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, e no entretanto, muita história fica.»

António Piedade, Bioquímico, no Diário de Coimbra [texto (ligeiramente) adaptado]

O consumo continuado de quantidades apreciáveis de etanol (o álcool das bebidas) é tóxico para o organismo aumentando o risco de aparecimento de várias doenças. Mesmo ingerido esporadicamente em quantidades moderadas, o álcool afecta a nossa rapidez de reflexos e o equilíbrio, e causa sonolência. As bebidas alcoólicas devem, portanto, ser ingeridas de forma responsável, em pequenas quantidades.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

“Tenho uma grande constipação”

"Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
Triste condição para um poeta menor!
Hoje sou verdadeiramente um poeta menor.
O que fui outrora foi um desejo; partiu-se.

Adeus para sempre, rainha das fadas!
As tuas asas eram de sol, e eu cá vou andando.
Não estarei bem se não me deitar na cama.
Nunca estive bem senão deitando-me no universo.

Excusez un peu... Que grande constipação física!
Preciso de verdade e de aspirina."

Poesias de Álvaro de Campos [heterónimo de Fernando Pessoa], 14 de Março de 1931