“Dosis sola facit venenum.” Paracelsus, 1538

sexta-feira, 4 de março de 2011

Embaixadores da Saúde (2)

Na passada terça-feira, no auditório da escola, teve lugar o segundo encontro da equipa de saúde escolar com os Embaixadores da Saúde. Os temas abordados, mais em pormenor, foram: a Tuberculose e, a alimentação.

Sobre o primeiro, a Dr.ª Anabela Falcão fez uma breve resenha histórica da doença e apontou alguns preconceitos a ela associados, nomeadamente o facto de durante décadas ter sido considerada uma doença “de pobres e de libertinos”. Destacou o facto de ser uma doença causada por uma bactéria, o bacilo de Koch, podendo (teoricamente) qualquer um de nós, contraí-la.

Em relação à alimentação, destacou a importância de esta ser equilibrada e variada, devendo os alimentos ser ingeridos, preferencialmente, nas proporções apresentadas na roda dos alimentos. Enfatizou a importância do pequeno-almoço que, como primeira refeição do dia, após um longo período sem ingestão de nutrientes, deve ser tomado antes de sairmos de casa e deve ser constituído por cereais, produtos lácteos e frutas.

Destaque-se o facto desta reunião, por comparação com a anterior, ter decorrido com maior interactividade, pois os Embaixadores revelaram-se mais participativos, colocando as suas dúvidas e falando das suas vivências. Esta participação pode, futuramente, ser ainda mais enriquecida, se colocares as tuas dúvidas aos Embaixadores da tua turma, pois estes transmiti-las-ão à equipa de saúde escolar na reunião seguinte.
A próxima reunião com os Embaixadores da Saúde realizar-se-á a 4 de Abril, às 10:05, no auditório.

Sem comentários: